O tango vive em meu rádio

Na escala mundial do rádio, poucos veículos têm o peso (e densidade cultural) de “La 2 x 4” (http://www.buenosaires.gob.ar/la2x4), a emissora que propõe, 24 horas por dia, uma programação exclusiva do melhor do tango argentino. Parte integrante do “Sistema Integrado de Medios Públicos de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires”, “La 2 x 4” retrata com esplendor toda a tradição do gênero, dando amostras apropriadíssimas do que há de melhor dentro do patrimônio artístico dos portenhos. Além do aval às nuances tangueras, é perceptível o interesse dos que formam esse quadro em fomentar o interesse do ouvinte pelo teatro, cinema e outros aspectos da vida cultural da cidade. Espalhados pela plataforma de programação, destacam-se “Dos por Guaita”, conduzido por Marcelo Guaita, de segunda a sexta, das 15 às 18 e “El Arranque”, por Luis Tarantino, também de segunda a sexta, das 09 às 12.

Para os amantes do estilo sonoro praticado em “La 2 x 4”, independente se da velha guarda ou da nova geração, não existem momentos desinteressantes — poucas rádios podem ser tão precisas em conteúdo exibindo apenas um gênero musical. Aos domingos, por exemplo, às 16, é possível desfrutar do melhor dos clássicos do passado. Em contrapartida, aos sábados, das 11 às 13, é a hora de um programa com verniz mais juvenil, o indispensável “Movida de Tangos”, apresentado por Claudio Pereyra. Ou seja: não há motivos para “batalhas” entre públicos assemelhados. Todos pelo tango. Uma só paixão. Uma única cultura como estandarte.

Alguns podem indagar: Carlos Gardel, mítico símbolo portenho, não tem nenhum programa em sua homenagem? Sim. Não poderia ser diferente. Aos domingos, das 09 às 10, apresentado pelo grande Enrique Espina Rawson, brilha o enorme “La Rosa que Engalana”, peça musical voltada para o repertório do maior nome da história do tango. Em dias do sucateamento do que conhecemos por boa arte, “La 2 x 4” é muito mais que uma simples rádio que toca tango: estamos diante de um modelo que propõe a resistência imperiosa de uma categoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s